NaEstradaRo – Jornada ESG visita iniciativas em Rondônia que promovem desenvolvimento sustentável e cultural
A Jornada ESG, liderada por Marcel Guariglia, chega ao estado de Rondônia, onde visita duas iniciativas inspiradoras: a Rioterra e o Centro Cultural Indígena Wagôh Pakob Paíter Suruí. A expedição, que partiu da Argentina e já passou por 13 estados brasileiros, busca identificar projetos que se alinhem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Na 16ª semana de uma jornada, que começou em 18 de março e percorrerá 18 países, Marcel Guariglia e sua equipe seguem numa travessia de 50 mil km até o Alasca, com a missão de descobrir e promover iniciativas que incentivem as empresas a cumprirem as metas propostas pela ONU para um desenvolvimento sustentável, ao longo do percurso.
Em Rondônia, no dia 3 de julho, a expedição visita a Rioterra, uma instituição amazônica dedicada a formar uma sociedade crítica e consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental. A Rioterra busca desenvolver um modelo de sustentabilidade que valorize os conhecimentos das populações locais. Durante seu processo de reformulação, a organização identificou cinco valores fundamentais: humanismo, equilíbrio, transparência, respeito às diferenças e à natureza.
Em seguida, a jornada estaciona na Aldeia 7 de setembro, no Centro Cultural Indígena Wagôh Pakob Paíter Suruí. Idealizado por Gasodá Suruí, o centro tem como missão preservar e valorizar a cultura Paiterey, transmitindo conhecimentos tradicionais aos jovens e promovendo o intercâmbio entre povos indígenas e comunidades da floresta. Desde sua inauguração em 2016, o centro tem sido um espaço crucial para a formação política, ambiental e cultural das novas gerações.
Leia a matéria completa: https://www.naestradaro.com.br/2024/07/02/jornada-esg-visita-iniciativas-em-rondonia-que-promovem-desenvolvimento-sustentavel-e-cultural/