BSNews – Expedição interativa vai percorrer 18 países apresentando soluções ambientais, sociais e de governança

Foi dada a largada! Já está na estrada a iniciativa inovadora, que pretende desbravar 50 mil km terrestres pelas Américas, conectando e explorando diferentes iniciativas sustentáveis e negócios de impacto. Idealizada pelo brasileiro Marcel Guariglia, produtor de conteúdo audiovisual há 22 anos, a Jornada ESG nasce a partir de um estudo aprofundado sobre os principais desafios da sustentabilidade e tendências globais, ao qual se dedicou nos últimos quatro anos.

Serão 228 dias de expedição, percorrendo 18 países em carro do extremo Sul, Ushuaia, ao extremo norte, Alasca. Tudo será registrado e transmitido em uma plataforma online www.jornadaesg.com e nas redes sociais da Jornada. Ao final, toda a expedição e seus achados darão vida a um documentário. “Realizamos uma curadoria buscando equilíbrio entre os 17 ODS da ONU, na qual nos baseamos em atividades locais, diferentes modelos de negócios e atuações, impacto e inovação. Mapeamos mais de 300 iniciativas e vamos apresentar pelo menos 100 para o mercado”, explica Guariglia.

A jornada que teve início no Ushuaia, sul da Argentina, em 18 de março, conhecerá de perto os desafios dos polos e abordarão temas como mudanças climáticas, aquecimento global, derretimento das geleiras e espécies em extinção. Depois, seguirá para o Chile, norte da Argentina e Uruguai, chegando ao Brasil por Pelotas (RS). No Brasil, a equipe de produção percorrerá aproximadamente 15.000km em 70 dias e visitará as principais capitais e iniciativas locais. Em São Paulo, por exemplo, se encontrará com a ONG Gerando Falcões, e aprofundará a discussão de temas voltados para o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, erradicação da pobreza, combate à fome, educação de qualidade e redução das desigualdades.

Do Brasil, a expedição segue pela Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, para compartilhar iniciativas dedicadas ao desenvolvimento social, preservação da cultura ancestral, povos originários e relações com a preservação ambiental.

Na América Central serão abordados temas ligados aos desafios ambientais do canal do Panamá, leis ambientais na Costa Rica, um dos países mais sustentáveis do mundo, além de iniciativas voltadas para os desafios sociais na Nicarágua e Honduras, a chegada da moeda bitcoin em El Salvador e questões socioambientais da Guatemala e de Belize.

Mais adiante, no México, Estados Unidos e Canadá será aberto um novo diálogo com especialistas sobre os principais desafios do século XXI, resiliência climática, inteligência artificial e como será possível tornar as cidades e comunidades cada vez mais sustentáveis acompanhando o ritmo acelerado da indústria, inovação e infraestrutura, garantindo oportunidades de trabalho e crescimento econômico.

“O roteiro foi baseado nos pilares maturidade das organizações e materialidade, associado à entrega, execução e consistência dos projetos pelas organizações”, relata o idealizador.

 

Leia a matéria completa: https://bsnewsnoticias.com.br/noticia/27174/expedicao-interativa-vai-percorrer-18-paises-apresentando-solucoes-ambientais-sociais-e-de-governanca

Companies

Truman Stakeholders
ECO Content
Headfull Service
Art Impact
Jornada ESG